quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica e Projeto Uca na Escola

Nos últimos anos temos visto a preocupação do governo brasileiro em promover a inclusão digital para aqueles que não têm acesso às tecnologias .Hoje temos na Escola Irmã Leodgard Gausepohl o Projeto UCA (Um Computador por Aluno), que é um projeto do Governo Federal.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino-SEMED ,a nossa escola foi inserida nesse projeto. Desde o ano de 2007, estavamos nessa expectativa de recebermos o laptops educacionais e finalmente chegaram. Agora em 2011, já incluiremos os laptops como ferramentas pedagógicas em nossas atividades de forma interdisciplinares . Sabemos que será realmente um grande desafio para nossos professores, uma vez que nossa escola será a pioneira com esse projeto  no município de Santarém.

Com o uso das  múltiplas tecnologias ,focaremos  o trabalho cooperativo nos projetos de aprendizagem interdisciplinares . E para que isso aconteça faz-se necessário o conhecimento das habilidade básicas para lidar com os laptops educacionais na sala de aula, como um instrumento de inovação de modo a contribuir com a melhoria da qualidade de ensino em nossa escola.

Nesse contexto  estamos aproveitando a semana pedagógica para aprofundar nossos conhecimentos sobre o projeto Uca e fazendo mini oficinas através dos aplicativos do metasys como ferramentas educacionais.

Como coordenadora do projeto , percebo que estamos no caminho certo , pois  vejo a vontade dos professores e envolvidos nesse projeto em buscar esses conhecimentos para poder colocar na prática educativa.

Importante também é resaltar a parceria que temos com o NIE -SEMED e NTE-STM, que estão proporcionando aos professores o conhecimento sobre a parte física e lógica dos computadores assim como a apropriação tecnólogica e projetos. Parceria essas que são fundamentais para a execução desse projeto na rede Municipal de Ensino em Santarém- Pará.

Tivemos nessa semana no dia 31 de janeiro a presença da equipe do NIE-Semed  em nossa escola.Foi muito importante esse encontro , pois de fato foi o momento em que a Instituição Semed se fez presente em nossa escola no Projeto UCA.

Alguns momentos desses dias de capacitação do Projeto Uca

O primeiro laptop  e o atual





















HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...