segunda-feira, 30 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DA ABERTURA DA CF/2012 NA COMUNIDADE DE SANT'ANA

ACONTECEU NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE /2012 NA COMUNIDADE DE SANT'ANA, A MISSA FOI CELEBRADA POR FREI RAIMUNDO REGINALDO.

ALGUNS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO:











REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM



TUTORAS: CONCEIÇÃO XAVIER E VALÉRIA SOARES
CURSISTA:LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
TURMA: TAPAJÓS
ATIVIDADE 3.4- REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM

Durante esse período de formação , muitos conceitos e práticas foram adquiridas através dos mapas conceituais , que eu particularmente não sabia como fazê-lo, o PITEC  eu desconhecia totalmente. Hoje posso dizer que não  sou mais leiga sobre  a integração das tecnologias ao currículo como ferramentas aliadas prática pedagógica , por meio de projetos. Após essa formação sinto-me mais segura em por em prática as tecnologias existentes em nossa escola. Cheguei aqui com um aprendizado leigo sobre as tecnologias na educação e hoje eu sei que posso e quero compartilhar essas experiências por mim vivenciadas e construídas ao longo dessa formação.
Acredito , que posso melhorar a cada dia a minha práxis, pois estou buscando cada vez mais novos conhecimentos, que certamente irão dar mais dinamismo e qualidade no ensino aqui na escola com o Projeto Uca,  o qual sou a coordenadora, fato esse que para mim foi um grande desafio que está sendo superado  cada dia com novas descobertas sobre o papel da tecnologia na prática educativa, com a inclusão digital aliada ao currículo escolar e a pedagogia de projetos.
.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

VOTAÇÃO MUNDIAL NA ESCOLA

UM BOM EXEMPLO DE CIDADANIA FOI REALIZADO NA ESCOLA IRMÃ LEODGARD  NO ÚLTIMO DIA 16 DE ABRIL , COM A VOTAÇÃO MUNDIAL .

TIVEMOS UM BOM MOMENTO DE REFLEXÃO E CONHECIMENTO DAS TRÊS MULHERES NOMEADAS AO PRÊMIO DA VOTAÇÃO MUNDIAL/2012


l

Nomeada 1 ANNA MOLLEL Tanzânia , Nomeada 2 SAKEENA YACOOBI -Afeganistão Nomeada 3ANN SKELTON- África do Sul,  São histórias de lutas diferentes ,que buscam a justiça e igualdade social para os menos favorecidos do planeta.







PROJETO AS FÁBULAS NO UCA

CONSIDERO ESSE PROJETO MUITO INTERESSANTE E DESAFIADOR PARA SER TRABALHADO  COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POIS  SÃO TEXTOS PEQUENOS QUE POSSIBILITAM UM BOM EXERCÍCIO DA ORALIDADE E ESCRITA DOS ALUNOS,E POR SER A FÁBULA UM TEXTO  NARRATIVO, DESPERTA O INTERESSE DOS ALUNOS, JÁ COMPROVADO  NA PRÁTICA ,AQUI NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL
DIRETORA: ELANA PETRONILA WANZELER
TÉCNICAS  PEDAGÓGICAS : DORIANE EZAQUIEL E DARICLEIDE RODRIGUES
COORDENADORA DO PROJETO UCA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDOS  : INTERDISCIPLINARES, TEMAS TRANVERSAL: ÉTICA E VALORES
PROFESSORES ENVOLVIDOS  : 10
APLICAÇÃO  : MARÇO  A OUTUBRO  DE 2012
ALUNOS  ENVOLVIDOS : 495 , DO 1º ANO  AO 5º ANO


PROJETO  : AS FÁBULAS NO UCA

JUSTIFICATIVA
A leitura e a escrita são processos fundamentais na aquisição de  conhecimentos  e habilidades para uma boa interpretação e leitura de mundo. Percebendo essa  dificuldade entre alunos do 1º ano  ao  5º ano da ESCOLA  MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ e o baixo rendimento escolar justamente  pela falta da prática do hábito da leitura  e escrita dos mesmos . E sendo a promoção da leitura uma responsabilidade  de todo corpo docente de uma escola, a qual deve possibilitar aos seus educandos novas descobertas e metodologias que despertem o interesse e o gosto pelo ato de ler e escrever. Nesse prisma constatou-se a necessidade de desenvolver o PROJETO: AS FÁBULAS NO UCA  , para que  sirva de estímulo para toda comunidade escolar no processo ensino- aprendizagem, uma vez que  levará o aluno a ser o construtor do seu próprio conhecimento através das pesquisas de fábulas na web , desenvolvendo assim habilidades e práticas  de leituras o que certamente serão  a base para uma boa produção textual.


METODOLOGIA

O projeto será realizado com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental ao longo do ano  letivo de 2012, de março a outubro de acordo com o plano de ação do projeto uca e em parceria com os professores das turmas, sendo que será desenvolvido com metodologias diferentes de acordo com a série de cada  turma.
Com as turmas de 1º e 2º ano espera-se que o aluno possa     reproduzir fábulas lidas através da representação oral, após a contagem e a visualização dos vídeos das fábulas , identificar os personagens das fábulas e as lições que as fábulas trazem para nossa vida.
Com os alunos do 3º , 4º e 5º ano espera-se que o aluno  possa interpretar as fábulas pesquisadas e lidas na web , para posterior reprodução oral e escrita.
Em cada turma escolheremos o  melhor contador(a)  fábulas , para a escolha final na semana criança, no mês de outubro , onde faremos a socialização com dramatizações das fábulas trabalhadas na sala de aula.
As tecnologias utilizadas serão: laptops dos alunos, data show , notbook internet, caixa amplificada, microfone.
Como o projeto será desenvolvido por um longo período , está sempre aberto a possíveis adequações e mudanças , portanto estará sempre em construção , é esse o desafio do trabalho com projetos na sala de aula.


OBJETIVO GERAL

Ø Proporcionar ao educando o desenvolvimento interpretativo e gosto pela prática da leitura e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø    Cultivar o espírito de equipe entre os educandos;
Ø     Desenvolver na comunidade escolar  a comunicação e o estimulo pela leitura;
Ø    Incentivar o aprendizado por meio das TICs;
Ø    Reproduzir fábulas lidas através da representação oral;
Ø    Reproduzir fábulas através da escrita;
Ø    Expressar-se oralmente através  da  contagem e visualização do vídeo  das fábulas;
Ø    Identificar os personagens das fábulas e as lições que as fábulas trazem para nossa vida;
Ø     Interpretar textos;
Ø     Reproduzir fábulas lidas através da representação oral;
Ø      Reproduzir fábulas através da escrita.


RECURSOS

Matérias: Laptops do Projeto Uca, tinta colorida , xérox , papel A4, impressora, máquina digital, pendrive.

Humanos: alunos, professores e técnicos

AVALIAÇÃO

Será realizada no decorrer das atividades propostas, através da participação,  interesse e criatividade dos alunos.




CRONOGRAMA

ATIVIDADES
MESES
MAR
ABRIL
MAI
JUN
AGO
SET
OUT
ELABORAÇÃO DO PROJETO
X






PESQUISAS NA WEB
X
X
X
X
X
X
X
APLICAÇÃO DO PROJETO

X
X
X
X
X
X
CULMINÂNCIA DO PROJETO






X
AVALIAÇÃO DO PROJETO

X
X
X
X
X
X


CONCEITUANDO FÁBULAS
De acordo com as leituras feitas as fábula são composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo, por isso são ideais para ser trabalhadas nas escolas de forma lúdica e prazerosa , pois  são textos do gênero narrativo, onde o diálogo se faz presente .
 Pode-se dizer que as  fábulas são normalmente transmitidas, oralmente de pais para filhos , mas hoje elas são muito utilizadas por professores   e estão em livros, peças de teatro, filmes e inclusive na web  e em várias outras formas de comunicação, o que facilita o trabalho com fábulas nas  escolas..

        O importante na escrita e criação de uma fábula e ter em mente , que ensinamento se pretende com a fábula, podendo ser exposta oralmente, dependendo dá ênfase do escritor e do interlocutor , isso faz com que a fábula seja um gênero textual muito versátil, podendo ser explorada de diversas maneiras e dinâmicas variadas.

       Uma adaptação dos textos  retirados do sites: http://www.osignificado.com.br/fabula/ http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/fabula.htm

Sugestões de fábulas retiradas do site:  http://cantinhodasfabulas.vilabol.uol.com.br/
Ø  O Leão e o Rato
Ø  O Leão e os Três Touros
Ø   A Lebre e o Cão de Caça
Ø   O Lobo e a Ovelha
Ø   O Cervo Doente
Ø  O Lobo e a Garça
Ø   O Corvo e o Jarro
Ø  O Leão O Urso e A Raposa
Ø  A Raposa e as Uvas
Ø   A Lebre e a Tartaruga
Ø  A Formiga e a Pomba
Ø  A Galinha dos Ovos de Ouro
Ø  As Árvores e o Marchado
Ø  A Mula
Ø   A Mulher e A Galinha
Ø  As Lebres e as Rãs
Ø  O Asno A raposa e o Leão
Ø  O Asno e O Velho Pastor
Ø  O Cachorro e sua Sombra
Ø   O Asno em Pele de Leão
Ø  O Boi e Rã
Ø  O Carvalho e os Juncos
Ø   O Cego e o Filhote de Lobo
Ø  O Cavalo e seu Tratador
Ø   O Filhote de Cervo e sua Mãe
Ø  O Galo e a Pedra Preciosa
Ø   O Galo de Briga e a Águia
Ø  O Gato e o Galo
Ø   O Ladrão e o Cão de Guarda
Ø  O Leão Apaixonado


ALUNOS LENDO AS FÁBULAS NO LAPTOP DO PROJETO UCA





ALUNOS ASSISTINDO O VÍDEO DAS FÁBULAS E RECONTANDO A FÁBULA NA SALA DE AULA.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor(a) com o aluno

Ø  Demonstrar habilidades básicas para fazer as pesquisas na web com os laptops educacionais do projeto uca;
Ø  Ter requisitos básicos de leitura e escrita;
Ø  Ter requisitos básicos para uma boa oralidade e dramatizações
Ø   Saber que representar é assumir os comportamentos dos personagens.

HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...