sábado, 11 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO CF/2017

Oração Campanha da Fraternidade 2017
Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.

Amém!

Campanha da Fraternidade 2017 Hino oficial (HD) CF 2017

PROJETO: O PEDAGÓGICO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM

ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUNDAMENTAL I. LEODGARD GAUSEPOHL
Rua Uruará, S/N, Bairro do Uruará, CÓDIGO CENSO /INEP 1557463-6
Núcleo de Informática Educativa- NIE
ProUca (Programa um Computador por Aluno)
PROFESSORA FACILITADORA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL


Apoio:  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID de Informática Educacional – Ufopa






PROJETO: O PEDAGÓGICO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM













SANTARÉM –PARÁ
                                                         JANEIRO-2016 
                                                       
Escola Municipal de Ens. Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl
Endereço: Rua Uruará, s/n, Bairro: Uruará, telefone: 93 9129 8583
Diretora: Maria Elizabeth dos Santos Fernandes
Pedagogas: Daricleide Rodrigues, Doriane Ezaquiel
Secretario: José Denilson Dias
Professora facilitadora: Lúcia Maria Maia Pimentel
Código Censo /Inep 1557463-6
Email: escolaleodgard.stm@gmail.com
Blog: http://emefleodgarducastm.blogspot.com.br/





Público Alvo: Professoras do Pré Escolar  ao 5º ano
Turnos: Matutino e Vespertino











Santarém-Pará
Janeiro-2016

INTRODUÇÃO

Este projeto será desenvolvido com os professores do Pré Escolar  ao 5º ano da Escola Irmã Leodgard Gausepohl, durante a semana pedagógica em janeiro de 2016, em parceria com NIE( Núcleo de Informática Educativa-SEMED), ProUca e PIBID Informática da UFOPA,  em função da necessidade dos mesmos se apropriarem dos conhecimentos sobre os Objetos de Aprendizagem (OA) sendo considerados como recursos pedagógicos digitais, que podem ser usados na prática educativa  com  o objetivo de possibilitar aos docentes mais conhecimentos práticos no manuseio das ferramentas  e aplicativos do Linux educacional 4.0, como instrumento de trabalho, podendo ou não serem aplicados com a utilização da internet, são na verdade softwares educacionais que trabalham diferentes conceitos e componentes curriculares, criados à partir dessa nova forma de comunicação mundial voltadas para a educação. Pois, entende-se que,  para que uma  aprendizagem seja significativa é necessário que haja motivação, prazer,  interesse e alegria no processo de ensino, elementos considerados e que são muito bem proporcionados com a dinâmica na aplicabilidade dos OA  nas aulas de informática.
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JUSTIFICATIVA

Vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias na práxis educativa na era digital, significa criar condições para que o professor possa lidar com essa tecnologia, para tanto o educador precisa ter conhecimento técnico e pedagógico para poder integrá-la ao processo educativo. Esse é o grande desafio da tecnologia educacional.
 Nesse contexto visando inserir como recurso pedagógico os computadores existentes na escola, democratizando  dessa forma os espaços escolares e as ferramentas digitais, pois hoje mais do que nunca, o professor deve inovar a sua prática pedagógica através das tecnologias existente em sua escola  não  dá mais para ensinar como antes é preciso acompanhar as mudanças e um desses caminhos é a promoção de uma educação voltada para interação e participação dos professores e alunos a caminho de novas descobertas e inovações tecnológicas na prática docente ,estimulando  no educando o gosto e o prazer de aprender fazendo, de forma que esse conhecimento seja interessante e desafiador no contexto ensino aprendizagem.
Nos últimos anos temos visto a preocupação do governo brasileiro em promover a inclusão digital para aqueles que não têm acesso às tecnologias. Temos desde 2011, na Escola Irmã Leodgard Gausepohl o PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), que é um projeto do Governo Federal.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino,a nossa escola foi inserida nesse projeto, para o qual nossos docentes precisam constantemente de formação no processo de apropriação  de conhecimentos  e inclusão digital, para poder assim ensinar com o apoio dos laptops como ferramentas pedagógicas. Dessa forma percebe-se que ainda falta mais praticidade no manuseio dessa valorosa ferramenta  que temos em mãos, para podermos incluirmos as múltiplas tecnologias, em nossas ações pedagógicas ,focando o trabalho cooperativo nos projetos de aprendizagem interdisciplinares . Nesse contexto elaborou-se o PROJETO: O PEDAGÓGICO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM,  com o objetivo de  aprimorar  os conhecimentos e habilidades básicas para lidar com com os lúdicos educacionais nas aulas de informática e com  os laptops educacionais na sala de aula, como um instrumento de inovação de modo a contribuir  com a melhoria da qualidade de ensino nessa escola.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos docentes habilidades como: navegar na web e utilizar os recursos tecnológicos e pedagógicos como os Objetos de Aprendizagem, sendo   mais um multiplicador do processo educativo para poder assim despertar nos alunos algo interessante e desafiador, como uma conquista capaz de dar autonomia e independência na construção do conhecimento, a partir das aulas de informática e do PROUCA .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Possibilitar aos docentes desde como acessar a internet, navegar nas plataformas dos Objetos de Aprendizagem e seus conteúdos;

Ø  Conhecer os OA instalados nas máquinas do LIE;

Ø  Descobrir o pedagógico dos AO, relacionando aos conteúdos de sala de aula;

Ø  Promover com os docentes em dupla a elaboração de uma aula com AO, como troca de conhecimentos e experiências sobre a utilização do software como recurso de aprendizagem.

Ø  Saber argumentar e escrever sobre as dificuldades, objetivos alcançados e desenvolvimento, partindo dos problemas técnicos para resolução dos problemas que é próprio da tecnologia;

Ø  Adquirir habilidades para fazer pesquisa na web e download de AO;

Ø  Incentivar os docentes para o uso dos OA em suas aulas.
  



METODOLOGIA

O projeto será realizado através de oficinas práticas no laboratório de informática educativa com as ferramentas da internet do Linux Educacional 4.0 e computadores pessoais dos professores.
Para tanto planejou-se através deste projeto a realização de oficinas práticas com pesquisa na WEB, sobre os softwares dos objetos de aprendizagem nos sites:
Banco Internacional de Objetos Educacionais objetoseducacionais2.mec.gov.br, RIVED - Rede Internacional Virtual de Educação rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php e http://pt.slideshare.net/carolnacari/objetos-de-aprendizagem-e-recursos didaticos  entre outros, para que sejam inseridos nas atividades de ensino  no decorrer do ano de 2016 na escola, recursos  estes que deverão estar  voltados ao domínio das habilidades de leitura, escrita , cálculos matemáticos, ciências, história e geografia, produção cultural e textual.

AVALIAÇÃO

O Projeto será avaliado de acordo com a realização das oficinas e as atividades executadas pelos docentes, assim como pelo trabalho cooperativo na troca de experiências e interesse pelo aprendizado.


RECURSOS
Humanos: Professores, Acadêmicos do PIBID
Materiais: Laboratório de Informática, internet, software, papel A4, impressora, xérox




CRONOGRAMA
Janeiro de 2016

PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Ø  Apresentação de um slide sobre OA;

Ø  Fazer  pesquisas na e leitura sobre OA;

Ø  Baixar um OA

Ø  Entrar no navegador Mozzilla  explorar OFFINE a pasta AO ;

Ø  Entrar no blog da escola no site: http://emefleodgarducastm.blogspot.com , escolha uma postagem e faça um pequeno comentário;

Ø  Navegação livre  nas redes sociais: facebook Irmã Leodgard Gausepohl, curta,  comente, compartilhe…


sábado, 4 de fevereiro de 2017

Cordel da Educação Fiscal/2016

 Cordel da Educação Fiscal/2016
Texto : Profª : Lúcia Maria Maia Pimentel
1-MEUS AMIGOS AQUI PRESENTES      
A PRIMEIRINHA VAI LHES FALAR
SEJAM BEM VINDOS NESTA FEIRA
QUE  VAMOS APRESENTAR

2-O LIXO QUE NÃO É LIXO                 
MAS QUE ENSINA E EDUCA
VAMOS APRENDER  COM SUCATA
E SER CRIANÇA EDUCADA

3-OLHE ESTE NOSSO BRASIL                        
QUE É TODO POLUÍDO
ISSO NÓS NÃO QUEREMOS
NOSSO BRASIL DESTRUÍDO

4- COM A EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA     
GOSTAMOS DE APRENDER
OS IMPOSTOS SÃO IMPORTANTES
PARA A CIDADE CRESCER


5- AO COMPRAR UM OBJETO       
PEÇA LOGO A NOTA FISCAL
POIS SE  O COMERCIANTE NÃO DER
ISSO  NÃO É  LEGAL 

6- AJUDE O NOSSO GOVERNO     
ARRUMAR NOSSA CIDADE
NÃO JOGANDO LIXO NAS RUAS
SENDO CIDADÃO DE VERDADE

7-NA ESCOLA  NOS APRENDEMOS    
QUE O LIXO  PODE SER REAPROVEITADO
FAZENDO JOGUINHOS PARA LEITURA
COM O AMBIENTE PRESERVADO

8- ESTUDAR  FICA MAIS DIVERTIDO   
E A MATEMÁTICA BEM MAIS APLICADA
COM OS JOGOS QUE FORAM FEITOS
DE COISAS QUE FORAM JOGADAS

9-VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE    
COM ZELO E MUITO CUIDADO
SEJA UM ADULTO RESPONSÁVEL
SENDO UM ALUNO  EDUCADO.

 10- A VOCÊ QUE NOS OUVIU   
O NOSSO MUITO ABRIGADO
ESSE É O RECADO DA PRIMEIRINHA

E NÃO FOI NADA COMPLICADO

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROUCA

EM 2015 FORAM REALIZADAS ALGUMAS PESQUISAS SOBRE O PROUCA, UMA DESSAS PESQUISAS FOI A DA MESTRANDA QUÉZIA XABREGAS DA UFOPA  SENDO UMA PESQUISA COLABORATIVA NA ISERÇÃO DO LAPTOP UCA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS DE CRIANÇAS DE 5 ANOS DE IDADE NA EMEF IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL
FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO SIGNIFICATIVA NESSE ESPAÇO ESCOLAR COM O SOFTWARE LIVRE TUX PAINT NO LAPTOP UCA- LINGUAGEM DIGITAL.

ALGUNS REGISTROS:



Paródia sobre Educação Fiscal

Esperança ainda temos
Com base na música

Letra Tom Zé - Senhor Cidadão 1972

SENHOR CIDADÃO    
SENHOR CIDADÃO
ME DIGA, POR QUÊ
ME DIGA POR QUÊ
SE PAGA IMPOSTO
TANTO IMPOSTO
SE O POBRE VIVE A SOFRER
SENHOR CIDADÃO
NA BRIGA ETERNA POR SAÚDE
SENHOR CIDADÃO
LAZER, ESPORTE  E EDUCAÇÃO
SENHOR CIDADÃO
OH, CIDADÃO, QUE VIDA AMARGA
QUE VIDA AMARGA.

OH SENHOR CIDADÃO,
EU QUERO SABER, EU QUERO SABER
POR QUE VIVEMOS COM MEDO?
POR QUE VIVEMOS COM MEDO ?
DE FAZER A TRANSFORMAÇÃO

OH SENHOR CIDADÃO,
EU QUERO SABER, EU QUERO SABER
SE O POVO PODE AJUDAR
SE O POVO PODE AJUDAR
MUDAR A SOCIEDADE?

SENHOR CIDADÃO
SENHOR CIDADÃO
EU E VOCÊ
EU E VOCÊ
TEMOS  DIREITOS,  ATÉ PARECIDOS,
 PARECIDOS
COMO, RECEBER A NOTA FISCAL
SENHOR CIDADÃO
SENDO RICO OU SENDO POBRE
SENHOR CIDADÃO
ENQUANTO NOS NEGAM ESSE DIREITO
SENHOR CIDADÃO
OS PEQUENOS VÃO SOFRER E SOFRER
QUE VIDA AMARGA

OH SENHOR CIDADÃO,
EU QUERO SABER, EU QUERO SABER
POR QUE VIVEMOS COM MEDO?
POR QUE VIVEMOS COM MEDO ?
DE FAZER A TRANSFORMAÇÃO

OH SENHOR CIDADÃO,
EU QUERO DIZER, EU QUERO DIZER
ESPERANCA AINDA TEMOS
ESPERANÇA AINDA TEMOS
DE VIVER A IGUALDADE


SENHOR CIDADÃO
SENHOR CIDADÃO
ME DIGA POR QUE
ME DIGA POR QUE
ME DIGA POR QUE
ME DIGA PORQUE

ENTRA UM ALUNO COM UMA FAIXA SOBRE A EDUCAÇÃO  FISCAL NO CONTEXTO DA MUSICA

Prof. Lúcia Maia

HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...