BEM VINDOS A ESSA PÁGINA ONDE POSTAREI AS ATIVIDADES DO PROUCA EM SANTARÉM
Plano de Ação ProUca 2016
Plano de Ação ProUca 2016
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL
DIRETORA:MARIA
ELIZABETH FERNANDES
SECRETÁRIO:
JOSÉ DENILSON DIAS DA SILVA
PEDAGOGAS:
DORIANE EZAQUIEL, DARICLEIDE RODRIGUES
PROFESSORA
FACILITADORA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
CÓDIGO
CENSO /INEP 1557463-6
PLANO DE AÇÃO/ 2016
“Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente
superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente,
intui e pode surpreender.”
(Moran, 1997)
JUSTIFICATIVA
A
elaboração desde Plano de Ação do ProUca da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl, vem consolidar e sistematizar as
atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2016, mostrando
a importância da responsabilidade social
e educacional que a escola está inserindo em sua prática docente a partir da inclusão digital no contexto
escolar. Esse plano visa promover o desenvolvimento de competências e
habilidades para que a tecnologia seja compreendida e utilizada de forma
integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo,
assim como também possibilitar ao professor o conhecimento das diversas
tecnologias existentes na escola, seja o computador, internet, vídeo, DVD,
entre outras, contribuindo dessa forma para o uso efetivo e consciente das
diversas tecnologias na sala de aula, subsidiando o professor sobre as diversas
formas de pesquisa na Internet, implementando
a utilização adequada dos recursos das Tecnologias de Informação e
Comunicação- TICs existentes na escola, incentivando a construção colaborativa
na prática pedagógica dos educadores, no processo ensino aprendizagem através
do software livre operacional UBUNTUCA
com seus aplicativos no laptop educacional do
ProUca. Além de promover a inclusão digital, o computador na escola atua como
mais uma poderosa ferramenta educacional na promoção de um ensino de qualidade,
proporcionando condições aos alunos, de um aprendizado a partir de temas, projetos
ou atividades, surgidos no contexto da sala de aula.
Pretende-se
que com esse Plano de Ação integrado ao Plano Político Pedagógico (PPP), dar sustentabilidade
no processo ensino e aprendizagem, cabendo a escola propiciar o acesso dos
alunos e professores a essa tecnologia, através dos laptops educacionais e às suas múltiplas linguagens.
Neste
ano de 2016, foram inseridos nos laptops
do ProUca, objetos educacionais com a extensão SWF (Shockwave Flash) que
é um formato de arquivo de aplicações web, criado pela Macromedia, atualmente
adquirida pela Adobe. Tem por característica suportar conteúdo multimídia, além
de ser relativamente leve, e por esse motivo é usado extensivamente na Web para
inserir conteúdo multimídia em sites. Atividade esta realizada por um grupo de
estagiários do Curso de informática da Ufopa. Com isso os conteúdos
educacionais nos laptops ficaram mais dinâmicos. E foram bem aceitos por alunos
e professores,
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver atividades em parceria com o professor da
sala de aula, inserindo a utilização e
aplicação das ferramentas tecnológicas
pedagógicas dos laptops do ProUca no processo ensino aprendizagem como um recurso fundamental no
cotidiano escolar nas práticas
educativas em todas as disciplinas,
contribuindo assim na promoção da cultura digital nesta instituição de ensino.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø Propiciar o aprendizado dos alunos
através das TICs (Tecnologia, Informação e Comunicação), inserindo no contexto
escolar atividades para serem desenvolvidas com o uso dos laptops educacionais
do Prouca;
Ø Promover uma educação voltada para
interação e participação dos professores
a caminho de novas descobertas e inovações tecnológicas na prática
docente;
Ø Estimular no educando o gosto e o
prazer de aprender fazendo de forma que esse conhecimento seja interessante e desafiador no contexto ensino
aprendizagem;
Ø Apresentar para os alunos os aplicativos
do Ubuntuca, os aplicativos dos jogos educativos, Gcompris, Tux Paint, Tux
Math,, a internet, como recurso
pedagógico, as ferramentas do escritório como: editor de textos LibreOffice
Writer, LibreOffice Impress, LibreOffice Calc, Webcam, Gravador de vídeo e
áudio;
Ø Utilizar os jogos educativos como
estímulo e reforço de aprendizagem de forma prazerosa, através do lúdico, da
concentração da criatividade e interação com o outro;
Ø Registrar e publicar no blog e
facebook da escola as atividades realizadas pelos alunos e professores;
Ø Buscar parcerias para formação
continuada dos professores da escola na área de informática educativa
Ø Fortalecer as parcerias com as universidades para suporte e manutenção
dos uquinhas.
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