UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO
PARÁ-PARFOR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-ICED
CURSO: PEDAGOGIA 2011
DISCIPLINA:ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E
PRÁTICA
PROFESSORA ODALICE AGUIAR CUNHA
PIAGET
E VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA LINGUAGEM
ACADÊMICA:
LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
Santarém
2013
De acordo com o texto de Caciana
Linhares Pereira sobre a dinâmica e o funcionamento da linguagem e as relações
que a criança estabelece com o outro a partir das teorias de Piaget e Vygotsky,
fica evidente que tanto a teoria Psicogenética de Piaget, quanto à teoria
sócio- interacionista de Vygotsky, são fundamentais no contexto educacional,
tendo como base a atitude interacionista dos indivíduos com o meio socioambiental.
Nesse contexto percebe-se a
grande contribuição das duas teorias para compreensão da relação entre o
pensamento e a fala nos estágios iniciais do desenvolvimento da criança, dessa
forma no campo educacional vem nos dar embasamentos teóricos possibilitando ao
educador nas séries iniciais potencializar e favorecer a construção do
conhecimento do aluno de acordo as teorias apresentadas.
Percebe-se com essas teorias que
o aprendizado acontece a partir do sujeito em sua interação com o mundo e com o
outro. Para o sócio-interacionismo de Vygotsky, é fundamental a valorização do
contexto sociocultural dos alunos e de seus níveis de elaboração de
conhecimentos. Dessa forma o professor torna-se mediador desse conhecimento
possibilitando o contado mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e
da escrita. Nessa perspectiva sócio interacionista o aluno é um ser investigador
à procura de constantes respostas, e que encontra-se atento às informações que
seu ambiente proporciona Ao mesmo tempo, que o professor como mediador nesse
processo de ensino aplica seus
conteúdos de forma sistemática a partir da realidade em que o aluno encontra-se
inserido.
Piaget com o construtivismo e Vygotsky
com o interacionismo, vem contribuindo na educação para que o aluno seja
crítico e reflexivo, perpassando pela interação com o meio e pelas mediações
sociais e instrumentais no ambiente escolar e cultural, nesse sentido o aluno
não é meramente um receptor de informações e sim construtor do seu próprio
conhecimento.
Uma das diferenças entre os dois
teóricos do desenvolvimento humano acontece pelas características especificas
de cada um, com Piaget temos o construtivismo através da maturação,
experiências físicas, transmissões sociais e culturais e equilibrarão,
fundamentais na formação do sujeito, que sempre acontecerá em contato com o
objeto físico.
Para Vygotsky, o aprendizado
acontece no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre pessoas, que têm origem
as funções mentais superiores advindas da interação social no processo de
conhecimento, privilegiando o ambiente social.
Daí a importância de se estudar
esses teóricos quanto à construção real Piaget acredita que os conhecimentos
são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de
desenvolvimento em que ela se encontra. A visão particular e peculiar
(egocêntrica) que as crianças mantêm sobre o mundo vai, progressivamente,
aproximando-se da concepção dos adultos: torna-se socializada, objetiva. Por
outro lado Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual
para o social. Para ele a criança já nasce num mundo social e, desde o
nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos
ou crianças mais experientes. A construção do real é, então, mediada pelo
interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se
do social para o individual, ao longo do desenvolvimento.
Quanto ao papel da aprendizagem
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco
impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky,
ao contrário, postula que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que
se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais
desenvolvimento.
QUEM SOU EU COMO PROFESSORA E APRENDIZ ???
Diante dos desafios de ensinar nos tempos atuais , pode-se dizer que um deles é o conhecimento tecnológico que o educador precisa ter para poder inserir em sua prática docente , não é mais possível ensinar como antes e sem essa grande ferramenta pedagógica utilizando a tecnológica no contexto ensino –aprendizagem.Para tanto faz-se necessário que o professor atual seja aprendiz , que continue sempre buscando conhecimentos diante da tecnologia que está chegando às escolas,. Como educadores não podemos ficar alienados no tempo e ensinando com metodologias ultrapassadas e descontextualizadas , mas não basta ter as ferramentas , é urgente a formação do educador para que sinta seguro na prática pedagógica com novas maneiras de ensinar motivando seus alunos com informações atuais e contextualizadas.Assim sou eu, uma professora que sempre está disposta a novos desafios e que busca sempre novas aprendizagens , pois acredito que o conhecimento nos dá segurança na prática e com isso melhores resultados na aprendizagem de nossos alunos virão com certeza.
NAVEGANDO LIVREMENTE
WEBQUEST, INFORMAÇÕES E PROJETOS DE APRENDIZAGEM
A tecnologia está aí para ser aplicada na educação, e eis que surge a webquest, para mim até o momento desconhecida, como uma nova metodologia na construção dos saberes acerca do uso da informática para ser inseridas na realização dos projetos , nesse sentido a webquest funciona como uma estratégia didática muito interessante na pesquisa pois ela possibilita um aprendizado de forma estruturada,onde o aluno será capaz de produzir o seu próprio conhecimento através das ferramentas da web, com orientação e mediação do professor.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Em sua entrevista à Rede Vida o Prof. Dr. Ladislau Dowbor fala da importância da relação entre a tecnologia e a educação,enfatizando a tecnologia na escola como fundamental para o futuro profissional, devendo a escola ser mais articuladora nesse processo, com metodologias especificas , facilitando assim a inserção dos indivíduos no mercado profissional, por meio ferramentas pedagógicas no processo ensino aprendizagem.Pois hoje vivemos num imenso potencial através da conectividade , onde o conhecimento online é fundamental para a educação como um todo .E a escola como geradora do conhecimento deve saber selecionar essas informações em prol da educação.
NAVEGANDO LIVREMENTE
A experiência de navegar a deriva nos mostra, o grande poder das descoberta de múltiplos conhecimentos , de forma livre e descontraida pode-se conhecer o desconhecido e ampliar o que queremos pesquisar, onde a cada clik surge um novo despertar.Mas é bom ficarmos atentos na prática educacional. O professor como mediador do conhecimento deve saber conduzir , direcionar os sites aos seus alunos para uma boa aprendizagem.Mas é importante também deixar o aluno livre na busca de novos aprendizados , mas que depois o mesmo possa socializar de aluma forma oralmente ou escrito o que ele descobriu com a nova experiência.
WEBQUEST, INFORMAÇÕES E PROJETOS DE APRENDIZAGEM
A tecnologia está aí para ser aplicada na educação, e eis que surge a webquest, para mim até o momento desconhecida, como uma nova metodologia na construção dos saberes acerca do uso da informática para ser inseridas na realização dos projetos , nesse sentido a webquest funciona como uma estratégia didática muito interessante na pesquisa pois ela possibilita um aprendizado de forma estruturada,onde o aluno será capaz de produzir o seu próprio conhecimento através das ferramentas da web, com orientação e mediação do professor.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Em sua entrevista à Rede Vida o Prof. Dr. Ladislau Dowbor fala da importância da relação entre a tecnologia e a educação,enfatizando a tecnologia na escola como fundamental para o futuro profissional, devendo a escola ser mais articuladora nesse processo, com metodologias especificas , facilitando assim a inserção dos indivíduos no mercado profissional, por meio ferramentas pedagógicas no processo ensino aprendizagem.Pois hoje vivemos num imenso potencial através da conectividade , onde o conhecimento online é fundamental para a educação como um todo .E a escola como geradora do conhecimento deve saber selecionar essas informações em prol da educação.
Segundo o artigo de Juan Ignácio Pozo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”. A sociedade da aprendizagem atual vive momentos marcados pelo avanço das tecnologias e das informações que estão chegando de forma acelerada em nossas casas e na vida de nossos alunos. O grande desafio do educador é transformar essas informações em conhecimentos fazendo com que o próprio aluno possa construir o seu conhecimento. Vive-se num contexto social educacional marcado pela exigência crescente do conhecimento o que reflete um grande paradoxo , pois cada vez se aprende mais e cada vez mais vemos os fracassos na educação, ainda estamos dando passos muito lentos para se avançar nesse cenário.Nossas escolas e nossos docentes não estão preparados para suprir as demandas impostas para uma educação através das tecnologia, as estatísticas apontam para isso, os alunos estão aprendendo menos, mas por outro lado é comprovado que as pessoas estão cada vez mais buscando conhecimento , muitos até de maneira informal.
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem, como Pozo a define. É nesse contexto social que a educação deve ser transformada, deve-se possibilitar aos nossos alunos uma nova forma de cultura de aprendizagem através novos meios de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social para o desenvolvimento pessoal, cultural e até mesmo econômico dos cidadãos.
APRENDENDO COM AS TICs
Recomeçamos nossos estudos no NTE
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem, como Pozo a define. É nesse contexto social que a educação deve ser transformada, deve-se possibilitar aos nossos alunos uma nova forma de cultura de aprendizagem através novos meios de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social para o desenvolvimento pessoal, cultural e até mesmo econômico dos cidadãos.
APRENDENDO COM AS TICs
Recomeçamos nossos estudos no NTE
Os teóricos na prática escolar
Dentre os teóricos lidos compartilho a grande contribuição de Dewey para a educação. Segundo o site: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=447 , John Dewey é, certamente, um dos mais influentes pensadores na área da educação contemporânea. Esse destacado filósofo, psicólogo e pedagogo, nascido nos Estados Unidos, posicionou-se a favor do conceito de Escola Ativa, na qual o aluno tinha que ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa.
Considerado o grande sistematizador da pedagogia de projeto , sendo que um dos princípios de sua pedagogia é o que se houve falar muito nos tempos atuais “ O aprender fazendo”, que são as experiências que o aluno realiza ao se envolver com a própria aprendizagem,defensor de que a escola deve ser um espaço vivo e aberto para a realidade , e que o aprendizado do aluno acontece com resolução de problemas práticos da realidade social e do seu cotidiano. Dewey criou a escola ativa , onde a motivação e o interesse espontâneo são fundamentais para que os conhecimentos sejam assimilados com maior facilidade através das informações que o aluno recebe.
De acordo com o site http://www.curriculosemfronteiras.org/classicos/teiapple.pdf , Dewey atribui grande valor às atividades manuais, pois apresentam situações de problemas concretos para serem resolvidos, considerando, ainda, que o trabalho desenvolve o espírito de comunidade e a divisão das tarefas entre os participantes estimula a cooperação e a conseqüente criação de um espírito social. Dewey concebeu que o espírito de iniciativa e a independência levam à autonomia e ao autogoverno, que são virtudes de uma sociedade realmente democrática, em oposição ao ensino tradicional, que valoriza a obediência.
Acredito que seja muito interessante o conhecimento dos teóricos da educação para que o professor possa situar-se e identificar-se fazendo suas opções pedagógicas no contexto educacional.
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CURSO PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
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CURSO PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
RESUMO DO TEXTO: COMÊNIO O PAI DA DIDÁTICA MODERNA
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO INDIVIDUAL
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO INDIVIDUAL
COMÊNIO,
O PAI DA DIDÁTICA MODERNA
Izabel
Evangelista[1]
Lúcia
Maia[2]
Comênio
foi um dos primeiros pensadores lá século XVII que se preocupou com o tipo de
educação que as crianças deveriam ter, e como seria essa educação para que mais
tarde fosse uma pessoa com valores na sociedade. Defensor de uma educação para
todos, sem distinção. Seu pensamento era “ensinar tudo a todos”.Foi o criador
da Didática Moderna, defensor de uma teoria humanista e espiritualista na
educação do homem, teorias essas, hoje consideradas muito avançadas para sua
época. De acordo com Comênio, sua didática era divida em quatro períodos: a
infância, a puerícia, a adolescência
e juventude, dessa forma
percebe-se que o processo de aprendizagem passava por estágios do
desenvolvimento humano.Sua preocupação era com o tipo de aprendizagem que as crianças teriam e também como seria o
lugar ideal para que essa aprendizagem acontecesse, além de outros fatores como
, o aprender por meio das experiências, da observação, da ação. Sendo a favor
de educação sem punição pautada no diálogo e no respeito. Considera-se muito
importante a contribuição desse pensador com ideias tão avançadas para sua
época, como a defesa de um ensino interdisciplinar e da afetividade do educador
no processo de ensino, defendi ainda a importância da família e escola nesse contexto, fato esse tão fundamental na
sociedade atual e que precisa ser resgatado, hoje percebe-se que a família está
deixando a responsabilidade da educação para a escola assumir. Como educador Comênio
defendia que o homem não deveria ser apenas mais um na sociedade, e sim deveria
atuar nela, sendo um bom cristão, sábio, ter bons pensamentos e principalmente
ter fé em Deus, para ele o importante não era a contemplação e sim a ação do
homem. Destaca-se também nesse texto a valorização que ele dá ao professor, que
deve ser valorizado pelo trabalho que faz, e que essa profissão não pode ser
vista como sacerdócio e para isso deveria ser bem remunerado.