Projeto: Curtas das Escolas Municipais de Santarém
Tema: Drogas não! Eu quero viver!
“Só o amor não basta para tirar
nenhum filho das drogas, é preciso conhecimento”. (Içami Tiba)
Santarém
2014
Escola
Municipal de Ens. Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl
Endereço:
Rua Uruará, s/n, Bairro: Uruará, telefone: 93 9129 8583
Diretora:
Maria Elizabeth dos Santos Fernandes
Pedagogas:
Daricleide Rodrigues, Doriane Ezaquiel
Secretario:
José Denilson Dias
Professora
facilitadora: Lúcia Maria Maia Pimentel
Código
Censo /Inep 1557463-6
Professoras envolvidas
Ø
Leila
Maria Maia da Silva
Ø
Maria
Amaral Sousa
Ø Maria
Delzanira Flexa dos Santos
Ø Waldilene
Corrêa de Sousa
Público
Alvo: Alunos do 4º e 5º ano
Turnos:
Matutino e Vespertino
JUSTIFICATIVA
Vivenciar novas formas de ensinar e
aprender, incorporando as tecnologias na práxis educativa na era digital,
significa criar condições para que o aluno possa lidar com essa tecnologia sem
ser dominado por ela, para isso o educador precisa ter conhecimento técnico e
pedagógico para poder integrá-la ao processo educativo. Esse é o grande desafio
da tecnologia educacional.
Com o crescimento de
um pensamento educacional mais crítico a partir dos anos 80,
Tecnologia da Educacional passou a ser compreendida como uma opção de se fazer
educação contextualizada com as questões sociais e suas contradições, visando o
desenvolvimento integral do homem e sua inserção crítica no mundo em que vive(Pocho,p.14)
Nesse
contexto visando inserir como recurso pedagógico os filmes de curta metragem na
sala de aula, com a Temática DROGAS, democratizando dessa forma os espaços escolares e as
ferramentas digitais, pois hoje mais do que nunca, o professor deve inovar a
sua prática pedagógica através das tecnologias existente em sua escola não dá
mais para ensinar como antes é preciso acompanhar as mudanças e um desses
caminhos é a promoção de uma educação voltada para interação e participação dos
professores e alunos a caminho de novas descobertas e inovações tecnológicas na
prática docente ,estimulando no educando
o gosto e o prazer de aprender fazendo, de forma que esse conhecimento seja
interessante e desafiador no contexto ensino aprendizagem.
Relevante a temática que será abordada
no projeto, pois é urgente a necessidade de se falar abertamente sobre as
drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto, pois muitos de
nossos alunos estão na fase da pré-adolescência e de certa forma acabam se
envolvendo com “más companhias” e se tornam vulneráveis a violência, drogas
lícitas como cigarro e bebidas alcoólicas e as drogas ilícitas como maconha,
cocaína e outras mais. Uma vez que nesse contexto o bairro Uruará para a
polícia é visto como uma área de risco para os moradores, por terem várias
gangues onde a maioria delas é composta de adolescentes e até mesmo crianças.
Dessa forma o projeto vem contribuir para a formação social, motivando-os para
uma perspectiva de vida na sociedade, onde encontram-se inseridos, além de
promover a interatividade no aprender fazendo e o professor torna-se o mediador
nesse processo.
Pois, conforme Edgar
Morin, em seu livro “Os sete saberes à educação no futuro ” nos diz que são
grandes os desafios reservados para este século e é fundamental entender as transformações
pelas quais o mundo está passando, principalmente para quem tem a
responsabilidade de educar. Afinal hoje não basta o professor repassar
informações para seus alunos. É preciso prepará-los para agir como cidadãos e
interferir de modo ativo na sociedade.
OBJETIVO GERAL
Ø Sensibilizar
a comunidade escolar sobre a questão das drogas em sua vida, na sala de aula,
na escola e arredores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Esclarecer
as crianças, adolescentes, jovens e pais quanto aos perigos do uso das drogas;
Ø Facilitar
às famílias a conversação sobre drogas com as crianças e com os jovens;
Ø Alertar que a bebida alcoólica também é uma
droga e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas
consequências;
Ø Informar
sobre os efeitos das principais drogas consumidas por adolescentes e jovens.
Ø Produzir
um curta metragem, áudio, textos e outros subsídios sobre o tema em estudo para
serem socializados na escola como um todo.
Ø Mostrar
conhecimentos e habilidades com as ferramentas tecnológicas nas produções.
METODOLOGIA
As ações do projeto acontecerão,
nas aulas de Informática educativa, sendo uma extensão da sala de aula das
turmas envolvidas que serão do 4º e 5º ano, abordando o conteúdo de forma
interdisciplinar, tendo a parceria do Laboratório de Informática Educativa –LIE
da escola e do Programa Uca (PROUCA), com o apoio técnico e pedagógico das
acadêmicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID
de Informática Educacional – Ufopa, que temos na escola.
Tendo como proposta inicial uma palestra com Enfermeira
Neide Mara de Sousa Silva do CAPSAD(Centro de Atenção Psicossocial ao usuário
de álcool e drogas) para a comunidade escolar, na segunda semana de outubro.
Em seguida a temática será abordada nas
aulas do LIE, sugestões de atividades, aula vídeo, pesquisas na web, peça
teatral, paródias, pinturas, cartazes informativos, coreografia de acordo com a
criatividade da professora e da turma.
Propomos fazermos uma culminância na escola dessas
atividades antes do evento de socialização do NIE, com presença da comunidade
escolar.
Outro passo será promover
oficinas de redação, áudio e vídeo para o grupo de alunos que irão formar a
equipe do curta metragem, propomos ser toda sexta a partir da segunda semana de
outubro em horário contrário de sala de aula como pretendemos fazer um tele
jornal, contarei com 12 alunos, seis de cada turno, para as oficinas, no
laboratório.
Construção do Banner.
Após roteiro pronto e
estudado, iniciaremos as gravações para socialização em dezembro.
AVALIAÇÃO
A avaliação dá-se a no
contexto escolar através da realização das atividades propostas, observando o
empenho, motivação e interesse dos envolvidos nesse processo, além dos
conhecimentos e habilidades com os recursos digitais no trabalho coletivo e
compartilhado.
CRONOGRAMA
Atividades
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2014
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Set
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Out
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Nov
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Dez
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Reunião
com a equipe gestora da escola para discutir a temática do projeto e suas
ações
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X
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Elaboração
e digitação do projeto
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X
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Apresentação
do projeto para as professoras e alunos da turma.
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X
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Palestra
com a CAPSAD- Enfermeira Neide Mara
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X
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Pesquisas,
produções, oficinas, discussões
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X
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X
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Gravações
e edição de áudio e vídeo
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X
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Culminância
do projeto na escola
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X
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Construção
e entrega do BANNER
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X
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Socialização
das curtas/NIE
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X
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Avaliação
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X
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X
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X
|
X
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REFERÊNCIAS
CARMO, Josué Geraldo. Interatividade na educação, através da
comunicação, na transmissão, criação e recriação da cultura dentro da
diversidade para uma educação de qualidade. Maio/2003 http://www.educacaoliteratura.com/index%20100.htm,
acesso 18/09/2014.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do
futuro. 9.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO,2004. Slides
organizados por Sandra Freitas, em 2010, para atender o Curso – Prática Docente
no Ensino Superior, realizado pela UFPA.
POCHO, Claúdia Lopes. Tecnologia
Educacional: Descubra suas potencialidades na sala de aula.
7.ed.-Petrópoles, RJ: Vozes,2012.
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