ATIVIDADES COM PROUCA

BEM VINDOS A ESSA PÁGINA ONDE POSTAREI AS ATIVIDADES DO PROUCA EM SANTARÉM

Plano de Ação ProUca 2016

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL
DIRETORA:MARIA ELIZABETH FERNANDES
SECRETÁRIO: JOSÉ DENILSON DIAS DA SILVA
PEDAGOGAS: DORIANE EZAQUIEL, DARICLEIDE RODRIGUES
PROFESSORA FACILITADORA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
CÓDIGO CENSO /INEP 1557463-6

PLANO DE AÇÃO/ 2016

  
“Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender.”
 (Moran, 1997)



JUSTIFICATIVA

A elaboração desde Plano de Ação do ProUca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl, vem consolidar e sistematizar as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2016, mostrando a importância da  responsabilidade social e educacional que a escola está inserindo em sua prática docente  a partir da inclusão digital no contexto escolar. Esse plano visa promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que a tecnologia seja compreendida e utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo, assim como também possibilitar ao professor o conhecimento das diversas tecnologias existentes na escola, seja o computador, internet, vídeo, DVD, entre outras, contribuindo dessa forma para o uso efetivo e consciente das diversas tecnologias na sala de aula, subsidiando o professor sobre as diversas formas de pesquisa na Internet, implementando  a utilização adequada dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs existentes na escola, incentivando a construção colaborativa na prática pedagógica dos educadores, no processo ensino aprendizagem através do  software livre operacional  UBUNTUCA   com  seus aplicativos no laptop educacional do ProUca. Além de promover a inclusão digital, o computador na escola atua como mais uma poderosa ferramenta educacional na promoção de um ensino de qualidade, proporcionando condições aos alunos, de um aprendizado a partir de temas, projetos ou atividades, surgidos no contexto da sala de aula.
Pretende-se que com esse Plano de Ação integrado ao Plano Político Pedagógico (PPP), dar sustentabilidade no processo ensino e aprendizagem, cabendo a escola propiciar o acesso dos alunos e professores a essa tecnologia, através dos laptops educacionais   e às suas múltiplas linguagens.
Neste ano de 2016, foram inseridos nos laptops  do ProUca, objetos educacionais com a extensão SWF (Shockwave Flash) que é um formato de arquivo de aplicações web, criado pela Macromedia, atualmente adquirida pela Adobe. Tem por característica suportar conteúdo multimídia, além de ser relativamente leve, e por esse motivo é usado extensivamente na Web para inserir conteúdo multimídia em sites. Atividade esta realizada por um grupo de estagiários do Curso de informática da Ufopa. Com isso os conteúdos educacionais nos laptops ficaram mais dinâmicos. E foram bem aceitos por alunos e professores,







OBJETIVO GERAL:


         Desenvolver atividades em parceria com o professor da sala de aula, inserindo a  utilização e aplicação  das ferramentas tecnológicas pedagógicas dos laptops do ProUca  no  processo ensino  aprendizagem como um recurso fundamental no cotidiano escolar nas  práticas educativas em  todas as disciplinas, contribuindo assim na promoção da cultura digital nesta instituição de ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø  Propiciar o aprendizado dos alunos através das TICs (Tecnologia, Informação e Comunicação), inserindo no contexto escolar atividades para serem desenvolvidas com o uso dos laptops educacionais do Prouca;

Ø  Promover uma educação voltada para interação e participação dos professores   a caminho de novas descobertas e inovações tecnológicas na prática docente;

Ø  Estimular no educando o gosto e o prazer de aprender fazendo de forma que esse conhecimento seja  interessante e desafiador no contexto ensino aprendizagem;

Ø  Apresentar para os alunos os aplicativos do Ubuntuca, os aplicativos dos jogos educativos, Gcompris, Tux Paint, Tux Math,, a internet,  como recurso pedagógico, as ferramentas do escritório como: editor de textos LibreOffice Writer, LibreOffice Impress, LibreOffice Calc, Webcam, Gravador de vídeo e áudio;

Ø  Utilizar os jogos educativos como estímulo e reforço de aprendizagem de forma prazerosa, através do lúdico, da concentração da criatividade e interação com o outro;

Ø  Registrar e publicar no blog e facebook da escola as atividades realizadas pelos alunos e professores;

Ø  Buscar parcerias para formação continuada dos professores da escola na área de informática educativa

Ø  Fortalecer as parcerias com  as universidades para suporte e manutenção dos uquinhas.















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