MEU PORTFÓLIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-PARFOR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-ICED
CURSO: PEDAGOGIA 2011
DISCIPLINA:ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA
PROFESSORA ODALICE AGUIAR CUNHA




PIAGET E VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA LINGUAGEM


ACADÊMICA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
















Santarém
2013


De acordo com o texto de Caciana Linhares Pereira sobre a dinâmica e o funcionamento da linguagem e as relações que a criança estabelece com o outro a partir das teorias de Piaget e Vygotsky, fica evidente que tanto a teoria Psicogenética de Piaget, quanto à teoria sócio- interacionista de Vygotsky, são fundamentais no contexto educacional, tendo como base a atitude interacionista dos indivíduos com o meio socioambiental.
Nesse contexto percebe-se a grande contribuição das duas teorias para compreensão da relação entre o pensamento e a fala nos estágios iniciais do desenvolvimento da criança, dessa forma no campo educacional vem nos dar embasamentos teóricos possibilitando ao educador nas séries iniciais potencializar e favorecer a construção do conhecimento do aluno de acordo as teorias apresentadas.
Percebe-se com essas teorias que o aprendizado acontece a partir do sujeito em sua interação com o mundo e com o outro. Para o sócio-interacionismo de Vygotsky, é fundamental a valorização do contexto sociocultural dos alunos e de seus níveis de elaboração de conhecimentos. Dessa forma o professor torna-se mediador desse conhecimento possibilitando o contado mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e da escrita. Nessa perspectiva sócio interacionista o aluno é um ser investigador à procura de constantes respostas, e que encontra-se atento às informações que seu ambiente proporciona Ao mesmo tempo, que o professor como mediador nesse processo de ensino   aplica seus conteúdos de forma sistemática a partir da realidade em que o aluno encontra-se inserido.
Piaget com o construtivismo e Vygotsky com o interacionismo, vem contribuindo na educação para que o aluno seja crítico e reflexivo, perpassando pela interação com o meio e pelas mediações sociais e instrumentais no ambiente escolar e cultural, nesse sentido o aluno não é meramente um receptor de informações e sim construtor do seu próprio conhecimento.
Uma das diferenças entre os dois teóricos do desenvolvimento humano acontece pelas características especificas de cada um, com Piaget temos o construtivismo através da maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais e equilibrarão, fundamentais na formação do sujeito, que sempre acontecerá em contato com o objeto físico.
Para Vygotsky, o aprendizado acontece no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre pessoas, que têm origem as funções mentais superiores advindas da interação social no processo de conhecimento, privilegiando o ambiente social.
Daí a importância de se estudar esses teóricos quanto à construção real Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que ela se encontra. A visão particular e peculiar (egocêntrica) que as crianças mantêm sobre o mundo vai, progressivamente, aproximando-se da concepção dos adultos: torna-se socializada, objetiva. Por outro lado Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Para ele a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é, então, mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento.
Quanto ao papel da aprendizagem Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

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PRETENDO COM ESSA PÁGINA MOSTRAR MINHAS ATIVIDADES, DURANTE A MINHA FORMAÇÃO NO CURSO : TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs.

QUEM SOU EU COMO PROFESSORA E APRENDIZ  ???


Diante dos desafios de ensinar nos tempos atuais , pode-se dizer que um deles é o conhecimento tecnológico que o educador precisa ter para poder inserir em sua prática docente , não é mais possível ensinar como antes e sem essa grande ferramenta pedagógica utilizando a tecnológica no contexto ensino –aprendizagem.Para tanto faz-se necessário que o professor atual seja aprendiz , que continue sempre buscando conhecimentos diante da tecnologia que está chegando às escolas,. Como educadores não podemos ficar alienados no tempo e ensinando com metodologias ultrapassadas e descontextualizadas , mas não basta ter as ferramentas , é urgente a formação do educador para que sinta seguro na prática pedagógica com novas maneiras de ensinar motivando seus  alunos com informações atuais e contextualizadas.Assim sou eu, uma professora que sempre está disposta a novos desafios e que busca sempre novas aprendizagens , pois acredito que o conhecimento nos dá segurança na prática e com isso melhores resultados na aprendizagem de nossos alunos virão com certeza.


NAVEGANDO  LIVREMENTE


A experiência de navegar a deriva nos mostra, o grande poder das descoberta de múltiplos conhecimentos , de forma livre e descontraida pode-se conhecer o desconhecido e ampliar o que queremos pesquisar, onde a cada clik surge um novo despertar.Mas é bom ficarmos atentos na prática educacional. O professor como mediador do conhecimento deve saber conduzir , direcionar os sites aos seus alunos para uma boa aprendizagem.Mas é importante também deixar o aluno livre na busca de novos aprendizados , mas que depois o mesmo possa socializar de aluma forma oralmente ou escrito o que ele descobriu com a nova experiência.  


WEBQUEST, INFORMAÇÕES E PROJETOS DE APRENDIZAGEM





A tecnologia está aí para ser aplicada na educação, e eis que surge a webquest, para mim até o momento desconhecida, como uma nova metodologia na construção dos saberes acerca do uso da informática para ser inseridas na realização dos projetos , nesse sentido a webquest funciona como uma estratégia didática muito interessante na pesquisa pois ela possibilita um aprendizado de forma estruturada,onde o aluno será capaz de produzir o seu próprio conhecimento através das ferramentas da web, com orientação e mediação do professor.


TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


Em sua entrevista à Rede Vida o Prof. Dr. Ladislau Dowbor fala da importância da relação entre a tecnologia e a educação,enfatizando a tecnologia na escola como fundamental para o futuro profissional, devendo a escola ser mais articuladora nesse processo, com metodologias especificas , facilitando assim a inserção dos indivíduos no mercado profissional, por meio ferramentas pedagógicas no processo ensino aprendizagem.Pois hoje vivemos num imenso potencial através da conectividade , onde o conhecimento online é fundamental para a educação como um todo .E a escola como geradora do conhecimento deve saber selecionar essas informações em prol da educação.

Segundo o artigo de Juan Ignácio Pozo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”. A sociedade da aprendizagem atual vive momentos marcados pelo avanço das tecnologias  e das informações que estão chegando de forma acelerada em nossas casas e na vida de nossos alunos. O grande desafio do educador é transformar essas informações em conhecimentos fazendo com que o  próprio aluno possa construir o seu conhecimento. Vive-se num contexto social educacional marcado pela exigência crescente do conhecimento o que reflete   um grande paradoxo , pois cada vez se aprende mais  e cada vez mais vemos os fracassos na educação,  ainda estamos dando passos muito lentos para se avançar nesse cenário.Nossas escolas e nossos docentes não estão preparados  para suprir as demandas impostas para uma educação  através das tecnologia, as estatísticas apontam para isso, os alunos estão aprendendo menos, mas por outro lado é comprovado que as pessoas estão cada vez mais buscando conhecimento , muitos até  de maneira informal.


Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem, como Pozo a define. É nesse contexto social que a educação deve ser transformada, deve-se possibilitar aos nossos alunos uma nova forma de cultura de aprendizagem através novos meios  de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social para o desenvolvimento pessoal, cultural e até mesmo econômico dos cidadãos.

APRENDENDO COM AS TICs

Recomeçamos nossos estudos no NTE







Os teóricos na prática escolar

Dentre os teóricos lidos compartilho a grande contribuição de Dewey para a educação. Segundo o site:  http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=447 , John Dewey é, certamente, um dos mais influentes pensadores na área da educação contemporânea. Esse  destacado filósofo, psicólogo e pedagogo, nascido nos Estados Unidos, posicionou-se a favor do conceito de Escola Ativa, na qual o aluno tinha que ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa.
         Considerado o grande sistematizador da pedagogia de projeto , sendo que um dos princípios de sua pedagogia é o que se houve falar muito nos tempos atuais “ O aprender fazendo”, que são as experiências que o aluno realiza ao se envolver com a própria aprendizagem,defensor de que a escola deve ser um espaço vivo e aberto para a realidade , e que o aprendizado do aluno acontece com resolução de problemas práticos  da realidade social e do seu cotidiano. Dewey criou a escola  ativa , onde a motivação e  o interesse espontâneo são fundamentais para que os conhecimentos sejam assimilados com maior facilidade através das informações que o aluno recebe.
De acordo com o site http://www.curriculosemfronteiras.org/classicos/teiapple.pdf , Dewey atribui grande valor às atividades manuais, pois apresentam situações de problemas concretos para serem resolvidos, considerando, ainda, que o trabalho desenvolve o espírito de comunidade e a divisão das tarefas entre os participantes estimula a cooperação e a conseqüente criação de um espírito social. Dewey concebeu que o espírito de iniciativa e a independência levam à autonomia e ao autogoverno, que são virtudes de uma sociedade realmente democrática, em oposição ao ensino tradicional, que valoriza a obediência.
Acredito que seja muito interessante o conhecimento dos teóricos  da educação para que o professor possa situar-se e identificar-se fazendo suas opções pedagógicas no contexto educacional.

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CURSO PÓS GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
RESUMO DO TEXTO: COMÊNIO  O PAI DA DIDÁTICA MODERNA
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO INDIVIDUAL




COMÊNIO, O PAI DA DIDÁTICA MODERNA
Izabel Evangelista[1]
Lúcia Maia[2]

Comênio foi um dos primeiros pensadores lá século XVII que se preocupou com o tipo de educação que as crianças deveriam ter, e como seria essa educação para que mais tarde fosse uma pessoa com valores na sociedade. Defensor de uma educação para todos, sem distinção. Seu pensamento era “ensinar tudo a todos”.Foi o criador da Didática Moderna, defensor de uma teoria humanista e espiritualista na educação do homem, teorias essas, hoje consideradas muito avançadas para sua época. De acordo com Comênio, sua didática era divida em quatro períodos: a infância, a puerícia, a adolescência  e  juventude, dessa forma percebe-se que o processo de aprendizagem passava por estágios do desenvolvimento humano.Sua preocupação era com o tipo de aprendizagem  que as crianças teriam e também como seria o lugar ideal para que essa aprendizagem acontecesse, além de outros fatores como , o aprender por meio das experiências, da observação, da ação. Sendo a favor de educação sem punição pautada no diálogo e no respeito. Considera-se muito importante a contribuição desse pensador com ideias tão avançadas para sua época, como a defesa de um ensino interdisciplinar e da afetividade do educador no processo de ensino, defendi ainda a importância da família e escola  nesse contexto, fato esse tão fundamental na sociedade atual e que precisa ser resgatado, hoje percebe-se que a família está deixando a responsabilidade da educação  para a escola assumir. Como educador Comênio defendia que o homem não deveria ser apenas mais um na sociedade, e sim deveria atuar nela, sendo um bom cristão, sábio, ter bons pensamentos e principalmente ter fé em Deus, para ele o importante não era a contemplação e sim a ação do homem. Destaca-se também nesse texto a valorização que ele dá ao professor, que deve ser valorizado pelo trabalho que faz, e que essa profissão não pode ser vista como sacerdócio e para isso deveria ser bem remunerado.


[1] Professora do Curso de Pós-Graduação da disciplina Didática e metodologia no Ensino Superior
[2]Acadêmica do Curso  de Pós-Graduação : Informática e as Novas tecnologias educacionais








HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...