domingo, 18 de setembro de 2011

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


Em sua entrevista à Rede Vida o Prof. Dr. Ladislau Dowbor fala da importância da relação entre a tecnologia e a educação,enfatizando a tecnologia na escola como fundamental para o futuro profissional, devendo a escola ser mais articuladora nesse processo, com metodologias especificas , facilitando assim a inserção dos indivíduos no mercado profissional, por meio ferramentas pedagógicas no processo ensino aprendizagem.Pois hoje vivemos num imenso potencial através da conectividade , onde o conhecimento online é fundamental para a educação como um todo .E a escola como geradora do conhecimento deve saber selecionar essas informações em prol da educação



Segundo o artigo de Juan Ignácio Pozo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”. A sociedade da aprendizagem atual vive momentos marcados pelo avanço das tecnologias  e das informações que estão chegando de forma acelerada em nossas casas e na vida de nossos alunos. O grande desafio do educador é transformar essas informações em conhecimentos fazendo com que o  próprio aluno possa construir o seu conhecimento. Vive-se num contexto social educacional marcado pela exigência crescente do conhecimento o que reflete   um grande paradoxo , pois cada vez se aprende mais  e cada vez mais vemos os fracassos na educação,  ainda estamos dando passos muito lentos para se avançar nesse cenário.Nossas escolas e nossos docentes não estão preparados  para suprir as demandas impostas para uma educação  através das tecnologia, as estatísticas apontam para isso, os alunos estão aprendendo menos, mas por outro lado é comprovado que as pessoas estão cada vez mais buscando conhecimento , muitos até  de maneira informal.
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem, como Pozo a define. É nesse contexto social que a educação deve ser transformada, deve-se possibilitar aos nossos alunos uma nova forma de cultura de aprendizagem através novos meios  de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social para o desenvolvimento pessoal, cultural e até mesmo econômico dos cidadãos.

Nenhum comentário:

HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...