sábado, 11 de julho de 2015

PROJETO: OFICINA DE NAVEGAÇÃO NA WEB

ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUNDAMENTAL I. LEODGARD GAUSEPOHL
Rua Uruará, S/N, Bairro do Uruará, CÓDIGO CENSO /INEP 1557463-6
Núcleo de Informática Educativa- NIE
PROFESSORA FACILITADORA: LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
Apoio:  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID de Informática Educacional – Ufopa






PROJETO: OFICINA DE NAVEGAÇÃO NA WEB



SANTARÉM –PARÁ/ JANEIRO-2015

Escola Municipal de Ens. Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl
Endereço: Rua Uruará, s/n, Bairro: Uruará, telefone: 93 9129 8583
Diretora: Maria Elizabeth dos Santos Fernandes
Pedagogas: Daricleide Rodrigues, Doriane Ezaquiel
Secretario: José Denilson Dias
Professora facilitadora: Lúcia Maria Maia Pimentel
Código Censo /Inep 1557463-6
Email: escolaleodgard.stm@gmail.com
Blog: http://emefleodgarducastm.blogspot.com.br/





Público Alvo: Professoras do 1º ao 5º ano
Turnos: Matutino e Vespertino










INTRODUÇÃO


O presente projeto será desenvolvido com os professores do 1º ao 5º ano da Escola Irmã Leodgard Gausepohl, durante a semana pedagógica em janeiro de 2015, em parceria com NIE( Núcleo de Informática Educativa-SEMED) e PIBID Informática da UFOPA,  em função da necessidade dos mesmos se apropriarem dos conhecimentos  sobre navegação na web como recurso educacional  com  o objetivo de possibilitar aos docentes mais conhecimentos práticos no manuseio das ferramentas  e aplicativos do Linux educacional 4.0, como instrumento de trabalho, uma vez que percebeu-se algumas dificuldades no acesso e domínio na internet. A partir da verificação dessas dificuldades, planejou-se através desse projeto a realização de oficinas práticas com pesquisa na WEB, DOWNLOADS DE IMAGENS E VÍDEOS , UPLOAD E  DRIVE, para que sejam inseridos nas atividades de ensino  no decorrer do ano de 2015 na escola, recursos  estes que deverão estar  voltados ao domínio das habilidades de leitura, escrita , cálculos matemáticos,  produção cultural e textual.

JUSTIFICATIVA

Vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias na práxis  educativa na era digital, significa criar condições para que o professor possa lidar com essa tecnologia sem ser dominado por ela, para isso o educador precisa ter conhecimento técnico e pedagógico para poder integrá-la ao processo educativo. Esse é o grande desafio da tecnologia educacional.
 Nesse contexto visando inserir como recurso pedagógico os computadores existentes na escola, democratizando  dessa forma os espaços escolares e as ferramentas digitais, pois hoje mais do que nunca, o professor deve inovar a sua prática pedagógica através das tecnologias existente em sua escola  não  dá mais para ensinar como antes é preciso acompanhar as mudanças e um desses caminhos é a promoção de uma educação voltada para interação e participação dos professores e alunos a caminho de novas descobertas e inovações tecnológicas na prática docente ,estimulando  no educando o gosto e o prazer de aprender fazendo, de forma que esse conhecimento seja interessante e desafiador no contexto ensino aprendizagem.

Nos últimos anos temos visto a preocupação do governo brasileiro em promover a inclusão digital para aqueles que não têm acesso às tecnologias. Temos desde 2011  na Escola Irmã Leodgard Gausepohl o Projeto UCA (Um Computador por Aluno), que é um projeto do Governo Federal.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino,a nossa escola foi inserida nesse projeto, para o qual nossos docentes precisam constantemente de formação no processo de apropriação  de conhecimentos  e inclusão digital, para poder assim ensinar com o apoio dos laptops como ferramentas pedagógicas. Dessa forma percebe-se que ainda falta mais praticidade no manuseio dessa valorosa ferramenta  que temos em mãos, para podermos incluirmos as múltiplas tecnologias, em nossas ações pedagógicas ,focando o trabalho cooperativo nos projetos de aprendizagem interdisciplinares . Nesse contexto elaborou-se o projeto com Titulo: : OFICINA DE NAVEGAÇÃO NA WEB,  objetivando aprimorar  os conhecimentos das habilidade básicas para lidar com os laptops educacionais na sala de aula, como um instrumento de inovação de modo a contribuir  com a melhoria da qualidade de ensino em nossa escola.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos docentes habilidades como: navegar na web e utilizar os recursos tecnológicos e pedagógicos ,apoiando  sempre na ideia  de ser mais um multiplicador do processo educativo para poder assim  despertar nos alunos algo interessante e desafiador, como uma conquista capaz de dar autonomia e independência na construção do conhecimento, a partir das aulas de informática e do PROUCA .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Possibilitar aos docentes desde como acessar a internet até navegar nos seus conteúdos multimídias e como desenvolver um aprendizado qualitativo;

Ø  Promover com os docentes em pequenos grupos pesquisas online, música, fotos, blog, sites, vídeos, etc;


Ø  Trocar conhecimentos e experiências sobre a utilização dos recursos tecnológicos utilizados sobre esta nova ferramenta de aprendizado;

Ø  Saber argumentar e escrever sobre as dificuldades, objetivos alcançados e desenvolvimento, partindo dos problemas técnicos para resolução dos problemas que é próprio da tecnologia;

Ø  Adquirir habilidades para fazer pesquisa na web, downloads de imagens e vídeos, upload e  drive.

Ø  Incentivar os docentes para o uso das mídias educativas em suas aulas.
  
AVALIAÇÃO

O Projeto será avaliado de acordo com a realização das oficinas e as atividades executadas pelos docentes, assim como pelo trabalho cooperativo na troca de experiências e interesse pelo aprendizado.

METODOLOGIA

O projeto será realizado através de oficinas práticas no laboratório de informática educativa com as ferramentas da internet do Linux Educacional 4.0 e computadores pessoais dos professores.

RECURSOS
Humanos: Professores, Acadêmicos do PIBID
Materiais: Laboratório de Informática, internet, software, papel A4, impressora, xérox

CRONOGRAMA
Janeiro de 2015





PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Ø  Fazer download de  imagens e inserir usando o editor de texto libre office writer, para que seu aluno possa fazer uma pequena produção;

Ø  Baixar um vídeo  sobre tema que possa ser trabalhado em suas aulas;

Ø  Pesquisar no Google  duas temáticas relevantes para a escola;

Ø  Entrar no blog da escola no site: http://emefleodgarducastm.blogspot.com , escolha uma postagem e faça um pequeno comentário;

Ø  Baixar duas músicas , criando uma pasta com o seu nome;
Ø  Fazer uma pesquisa no Google DRIVE, navegando em alguns links. Pode copiar e colar no editor de texto;
Ø  Navegação livre  nas redes sociais: facebook Irmã Leodgard Gausepohl, curta,  comente, compartilhe…


Nenhum comentário:

HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...