segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PROJETO: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO EU APRENDO


UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA/PARFOR
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



ISABEL CRISTINA DE AGUIAR PINTO
LÚCIA MARIA MAIA PIMENTEL
MARILZA DE LIMA LISBOA


PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

TEMA:
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO EU APRENDO




Escola Mun. de Ens. Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl
Diretora: Maria Elizabeth  dos Santos Fernandes
Secretário: José Denilson Dias da Silva
Técnicas Pedagógicas: Doriane Maria  Ezaquiel da Silva, Marilena Linhares, Dione Pinho Ferreira
Modalidade de Ensino: Educação Infantil
Turmas atendidas: Pré I vespertino e Pré II vespertino
Equipe de elaboração e execução do projeto: Isabel Cristina de Aguiar Pinto e Lúcia Maria Maia Pimentel e Marilza de Lima Lisboa
Período de Execução: Março, abril, maio








O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO EU APRENDO










II- Justificativa
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl, atualmente na gestão da Professora Maria Elizabeth dos Santos Fernandes, localizada no Bairro Uruará na cidade de Santarém possui as seguintes modalidades de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e Educação Especial. A escola atende neste ano de 2014, em média 620 seiscentos e vinte alunos na faixa etária de 04 a 12 anos, sendo 150 da Educação Infantil distribuídos em 5 turmas , 02 Pré I e 03 Pré II.  A escola funciona   nos dois turnos: matutino e vespertino.
Nesse contexto buscou-se contribuir como a Educação Infantil na escola  através desse Projeto de Intervenção Pedagógica com o Tema: O lúdico na Educação Infantil: Brincando eu aprendo, uma vez que no contexto ensino aprendizagem a Educação Infantil nos tempos atuais deve estar sempre atenta e   a procura de estratégias capazes de garantir o cuidar e o educar da infância,  uma vez que a criança não pode ser considerada como  um adulto em miniatura devendo ser respeitada sua faixa etária e para isso  faz-se necessário  a intervenção da ação lúdica  tendo em vista atender as necessidades do corpo e mediar o desenvolvimento sociocultural das crianças, assegurando o tripé da educação infantil nessa etapa que é o direito de brincar, cuidar e educar. Segundo Zaffalon.

 “A ludicidade está intrínseca no ser humano desde a pré-    história. O ato de brincar é a mais pura forma da criança se expressar, é brincando que ela expressa o que está sentindo e também interioriza o mundo ao seu redor[...]’’.

Nesse sentido, entende-se que o homem por ser um ser social ao nascer, já está inserido em sociedade que é a família, assim convive num ambiente que lhe favorece ou não a expressão dos sentimentos através das brincadeiras e com isso a criança reproduz no brincar o seu contexto social.  Dessa forma entende-se  que a escola tem o dever social de ampliar e favorecer esse aprendizado com  os jogos infantis e  atividades lúdicas  no processo do desenvolvimento infantil, onde o jogo torna-se elemento estimulador e motivador das habilidades motoras, afetivas e cognitivas da criança , sendo também instrumento para o desenvolvimento integral da criança, pois segundo Vygotsky (1987)

“O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos”.


Daí a importância do educador   compreender a atividade infantil para que possa vir a intervir como facilitador no desenvolvimento da criança, uma vez que a escola, na primeira infância, deve considerar as estruturas corporais e intelectuais de que dispõem as crianças, utilizando o jogo simbólico e as demais atividades motoras próprias da criança nesse período.
É através de seu contato com os outros, e não como resultado de seu esforço individual, que as crianças aprendem as regras de um jogo por exemplo. É dessa forma que elas aprendem a regular seus comportamentos e o comportamento dos outros, através das relações, sejam agradáveis ou não.
Segundo Wallon(1979) demonstra seu interesse pelas relações sociais infantis nos momentos de jogo:
A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestação, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas (Wallon p.210).

           Nesse prisma é inegável a importância do jogo para a criança, pois auxilia na formação do ser humano, tanto na motora quanto cognitiva, e ensina valores durante a infância que permanecem por toda vida, pois segundo Piaget a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual sendo, por isso, indispensável à pratica educativa.





III- Objetivos
Geral
Ø  Sensibilizar os educadores sobre a importância de atividades lúdicas na Educação Infantil, sendo elementos facilitadores na aprendizagem das crianças desenvolvendo suas habilidades de forma prazerosa através dos jogos e brincadeiras, pois através do lúdico a criança revela o seu verdadeiro sentimento e desenvolve seus esquemas corporais




Específicos
Ø  Promover a interação entre coordenação, professores e alunos;
Ø  Incentivar a prática de atividades lúdicas em sala de aula;
Ø  Instigar a curiosidade da criança para que ela aprenda brincando;
Ø  Estimular a socialização e o desenvolvimento psicomotor da criança;
Ø  Propiciar atividades interativas (músicas, danças de roda) que desenvolvam a socialização e a afetividade do criança;
Ø  Realizar atividade individual com a finalidade de desenvolver a concentração e a imaginação da criança;
Ø  Estimular a capacidade criativa   da criança através de jogos e brincadeiras;
Ø  Vivenciar o lúdico por meio de roda de leitura e discussão de textos;
Ø  Proporcionar através de brincadeiras momentos de lazer e companheirismos;
Ø  Melhorar o relacionamento entre educador e educando.






IV-Metodologia

O projeto será desenvolvido com turmas do Pré I e Pré II, do turno vespertino, atendendo em média 48 alunos e com as professoras, Marlene Campos e Glaucenira
Após as semanas de estágios nas turmas faremos a aplicação do projeto no dia 29 de abril no turno vespertino com a participação da equipe gestora da escola e das coordenadoras pedagógicas e pais que se fizerem presentes.
Primeiro momento, juntaremos as duas turmas Pré I e II, ao ar livre na área externa da escola em baixo da árvore previamente arrumada com balões, painel, proporcionando um ambiente infantil para acomodar as crianças, onde faremos a acolhida através de brinquedos cantados com gestos e expressão corporal, explorando a oralidade das crianças, encerrando o primeiro momento encenaremos a música “Maria Chiquinha e seu Genaro”, despertando assim a percepção, atenção e a imaginação.
No segundo momento apresentaremos através de um teatrinho a história da Dona Baratinha, envolvendo as crianças no contexto da história sendo elas os personagens, tentaremos explorar bastante a oralidade dos alunos nesse momento.
No terceiro momento faremos os jogos envolvendo a coordenação motora ampla através da gincana e das brincadeiras corrida no saco, limão na colher, dança na cadeira, espoca balão com a boca, encher o saco com balão, corrida de pneu, brincadeira da esponja. Lembramos que pra essas atividades serão observadas a faixa etária de criança para que fique no mesmo nível para cada desafio.








V- Recursos

Ø  Humanos:  Professores, coordenadores, acadêmicos, alunos e os demais funcionários da escola.

Ø Materiais: Microfone, caixa amplificada, CDs, DVD, com músicas infantis, livros de historinhas, micro system, computador, data show, balões,  pneus, sacos, baldes, limões, espojas, garrafas pet, cadeirinhas.

VI-Cronograma
                          CRONOGRAMA  DAS  AÇÕES
  Ano
Ações
Março
Abril
Maio
Junho




 2014
Reunião com os gestores da escola
X



Reunião do grupo de acadêmicos para escolha de dados
X



Elaboração do Projeto de Intervenção
X



Aplicação do Projeto

X


Registros de resultados

X


Reunião dos acadêmicos e gestão para avaliar a ação

X
X

Entrega do Projeto a UFOPA



X




VII-Avaliação
Após realização do projeto faremos uma breve avaliação com a equipe gestora, coordenadoras pedagógicas e professoras das turmas registrando os pontos positivos e negativos do projeto, o qual coloremos em anexo.


VIII- Referências Bibliográficas


 PIAGET,Jean. A formação do símbolo na criança, imitação ,jogos e sonhos imagem e representação.3.Ed. Rio de Janeiro :Guanabara Koogan, 1978.
Publicação:Série Ideias n.2.São Paulo:FDE ,1994.
Publicação: Série Ideias n.28.São Paulo:FDE,1997

VASCONCELOS. C .S. Planejamento de ensino-aprendizagem e projetos educativo.São Paulo:Libertad.1995.
              
 VYGOTSKY. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
http://www.efdeportes.com/efd137/jogo-e-ludicidade-o-desenvolvimento-infantil.htm. Acessado em 05/04/2014, José Roberto Zaffalon Junior, acessado em 05/04/2014  às 16:15h.







4 comentários:

Santarém Novo disse...

Ola! Professora Maria Lúcia me Chamo Paula moro em Santarém Novo região bragantina. Achei muito interessante seu blog e principalmente seu projeto de intervenção.
Sou aluna do curso de serviço social estou no planejamento do meu projeto de ação que também se trata da educação infantil, meu estágio está sendo em uma creche daqui da cidade de Santarém Novo.
Ainda estou em duvidas de alguns temas até porque a muito a se explorar das crianças de educação infantil. Quero muito falar do direito da criança ao acesso a saúde e educação.
bjs

Unknown disse...

Gostei, e foi muito esclarecedor, pois terei que realizar um projeto e por em ação.

Unknown disse...

Maravilhoso! me ajudou muito para a minha elaboração do plano de intervenção.(estágio surpervionado em gestão escolar).

Unknown disse...

Boa noite! Que trabalho maravilhoso! Parabéns. 🥰🙏🙏

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