segunda-feira, 28 de março de 2011

CF/2011 NOS ALERTA PARA A VIDA NO PLANETA

Oração da Campanha da Fraternidade



Senhor Deus, nosso Pai e Criador.

A beleza do universo revela a vossa grandeza,

A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,

E o eterno amor que tender por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,

E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.

A beleza está sendo mudada em devastação,

E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos

E vejamos que a criação geme em dores de parto,

Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,

Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,

Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,

Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,

O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.



Ecologia e a vida no planeta


Padre Inácio José do Vale, OSBM

“O único movimento político realmente forte hoje é a ecologia” (1).

Alain Touraine-Sociólogo francês

A Campanha da Fraternidade deste ano vai contribuir para o aprofundamento de estudos e reflexões sobre a superação dos problemas ambientais, provocados pelo aquecimento global e o que isso provoca nas condições de vida no planeta. Precisamos mais que nunca desenvolver uma educação capaz de promover essa consciência de vida no Planeta Terra. Pertencemos a uma comunidade humana planetária e devemos nos sentir parte integrante do universo. Precisamos ser educados para a planetarização e não globalização, pois vivemos no planeta e não no globo terrestre. O globo é uma referencia á superfície, às divisões geográficas, aos paralelos e meridianos. O planeta é todo o universo em movimento.

Cada um de nós precisa fazer algo com urgência para resgatar a Vida no Planeta. Temos que ter a consciência de que o mundo melhor deve começar em nossa casa. Nesta Campanha da Fraternidade, os estudos têm um foco maior: o aquecimento global. E como cada um de nós deve fazer a sua parte, nesta Campanha da Fraternidade vamos nos comprometer em mudar algumas atitudes que podem ajudar na construção de um Mundo Novo. A Ecologia deixou de ser um assunto restrito dos cientistas, mas dos governantes, das empresas, da mídia, dos países, de todos nós.

Atualmente, pessoas, empresas e governos do mundo todo estão preocupados com o futuro do planeta. Em dezembro de 2009 a ONU – Organização das Nações Unidas realizou uma reunião com governantes ou seus representantes, em Copenhague, na Dinamarca: a 15ª COP – Conferência das Partes. Lá, os paises tentaram decidir juntos, o que poderia ser feito para reduzir a quantidade de gases de efeito estufa que cada um lança na atmosfera. Foi considerada pela imprensa mundial como uma conferência um tanto polêmica e que não conseguiu atingir os planos de discussão almejados.

A Terra é um planeta muito sensível. Há alguns anos, um grupo de cientistas do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas descobriu que, se a temperatura aumentar mais do que 2°C, nós, seres humanos, teremos dificuldades em continuar vivendo por aqui e enfrentaremos muitas catástrofes. Essa história pode parecer muito distante da gente, mas não é não! Com pequenas ações no dia-a-dia, todo mundo pode fazer a sua parte e manter a temperatura da Terra em equilíbrio (2).

O planeta Terra é o nosso belo paraíso e merece cuidado todo especial. Temos unicamente ele para viver e morar. Mais para cuidar precisamos estar preocupados, interessados, dedicados a ele. Não podemos mais continuar convivendo com esta ação destrutiva. Cuidar exige zelo, atenção, ternura, responsabilidade. E através do cuidado, vamos defender melhor qualidade de vida, nos aspectos essenciais da vida: O Solo, o Ar e a Água. O cuidado com a criação é, pois, parte importante da nossa vivência cristã e caminho para a paz, justiça e de toda prosperidade de vida.





ECUMENISMO ECOLÓGICO

“O grande campo comum de colaboração (ecumênica) deveria ser a defesa dos fundamentais valores morais, transmitidos pela tradição bíblica, contra a sua destruição numa cultura relativística e consumista; mais ainda, a fé em Deus Criador e em Jesus Cristo, seu Filho encarnado” (3).

Papa Bento XVI.

O plano global P.E.A.C.E. do pastor americano Rick Warren é um dos muitos programas e ensinamentos que, em sua maior parte, pode ser harmonizado com a palavra profética de Deus. O “plano de 50 anos” de Warren é curar as questões globais tais como: “enfermidades pandêmicas, pobreza extrema, analfabetismo, corrupção, aquecimento global e vazio espiritual”. Ele afirma que sua programação de trabalhos sociais se desenvolveu a partir de suas leituras dos Evangelhos – que Jesus lhe deu o modelo que foi o antídoto para os cinco maiores problemas do planeta. Subseqüentemente, Warren expandiu aquele modelo de empreendimento exclusivo do cristianismo para um outro que requeria o apoio de todas as religiões. O “P” em seu plano P.E.A.C.E. originalmente significava “Plantar Igrejas”, como o antídoto-chave para curar as enfermidades do mundo. Mais tarde, entretanto diante de um painel e uma platéia de representantes das religiões do mundo ele mudou o “P” de “Plantar Igrejas” para “Promover Reconciliação”.

Warren anunciou que os problemas universais não podem ser resolvidos “sem que se incluam as pessoas de fé e suas instituições religiosas”. Ele disse à sua platéia no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça (24/1/2008), que as várias casas de adoração são necessárias para funcionarem como centros de distribuição de recursos para ajudar a erradicar os problemas mundiais. Sua mudança, contudo, para um programa ecumênico que inclui mesquitas islâmicas, templos hindus, sinagogas judaicas, e outros estabelecimentos religiosos como participantes de um encontro sobre necessidades sociais.

A influência desse programa “vamos consertar a terra” é tremendo. O livro “best-seller” de Rick Warren, Uma vida com propósitos (mais de 30 milhões de copias vendidas no mundo), apresentou o plano global de 50 anos denominado P.E.A.C.E e foi traduzido em 52 línguas. De acordo com o site do autor, mais de 500 mil igrejas evangélicas estão em parceria com ele em seu esforço ecumênico.

O plano global de Warren está ganhando muitos seguidores atualmente. O Pr. Rob Bell, em seu livro Velvet Elvis [Elvis de Veludo], reflete a escatologia “vamos consertar a terra” de quase todos os líderes das igrejas emergentes: “A salvação é o universo inteiro sendo trazido de volta á harmonia com seu criador. (…) Mas nós podemos fazer parte de um movimento que é tão grande e tão amplo quanto o próprio universo. Rochas e árvores e pássaros e pântanos e ecossistema… O desejo de Deus é restaurar isso tudo… o alvo não é escapar deste mundo, mais fazer deste mundo o tipo de lugar para o qual Deus pode vir. E Deus está nos refazendo para sermos o tipo de povo que pode fazer esse tipo de obra”.

Brian McLaren, certamente é o líder cristão emergente mais conhecido do momento. Ele entende o livro de Apocalipse como “a literatura dos oprimidos” para inspirar “cada geração”, em vez de ser o livro das admoestações de Deus sobre os eventos e os julgamentos futuros que estão por vir sobre a humanidade.

McLaren afirma: “À vista disso {ou seja, removendo aspecto profético do livro de apocalipse}, o apocalipse se torna um livro poderoso sobre o reino de Deus aqui e agora, disponível a todos”.

“É necessário que todas as religiões do mundo trabalhem juntas para o bem da sociedade: “Eu acho que nosso futuro também exigirá que nos unamos humilde e caridosamente com as pessoas de outras crenças – muçulmanos, hindus, budistas, judeus, católicos, secularistas – em busca de paz, mordomia ambiental e justiça para todos os povos, coisas que significam muito para o coração de Deus”, proclama Mclarem.

O Pr. Eugene Peterson, em sua Bibila The Message [A mensagem], best-seller que vendeu 10 milhões de cópias, não tem receio de usar as Escrituras “em favor da causa”. Ele traduz João 3.17 dizendo que Jesus “veio ajudar, para colocar o mundo na forma correta novamente”, em vez de “para que o mundo fosse salvo por ele”(significando a salvação das almas [e não da terra]). Depois, ele promove o ecológico Movimento Verde, acrescentando o adjetivo “verde” a Romanos 15.13 “E o Deus da esperança verde vos encha de todo o gozo e paz…”.

O mercado das Bíblias é um grande negócio atualmente, e onde há uma “causa”, geralmente há uma tentativa de se lançar uma Bíblia que dê a entender que aquela programação encontra respaldo nas Escrituras. A Bíblia Verde é apenas um exemplo. Ela é apresentada em conexão com o Sierra Club, a Humane Society, e o Programa de Ecojustiça do Conselho Nacional de Igrejas. Traz uma introdução escrita pelo emérito arcebispo anglicano Desmond Tutu, e apresenta contribuições do líder emergente Brian Mclaren e do teólogo N. T. Wright, ambos pregadores da “redenção da terra”.

Na cidade do Vaticano, na quinta-feira, do dia 16 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI afirmou na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz: “O mundo tem necessidade de Deus; tem necessidade de valores éticas e espirituais, universais e compartilhados, e a religião pode oferecer uma contribuição preciosa na sua busca, para a construção de uma ordem social justa e pacifica a nível nacional e internacional”.

Conclusão

Ter consciência ecológica é viver com qualidade de vida. É espalhar conhecimento para o bem comum de toda comunidade. Vivemos uma época rica em informação e formação sobre o ecossistema. A sociedade está organizada e exigente pela salvação do Planeta. A Mãe Natureza fica muito feliz com os cuidados que seus filhos têm com ela. A nossa obediência a ela vai resultar em um paraíso de gozo e ternura. Temos a graça do entendimento bíblico sobre obra da criação e mais responsabilidade por sua sustentabilidade, devido o nosso compromisso com a fé na Divina Revelação. O nosso amor e proteção deveriam ser abissais por todo sistema ecológico. Vivemos a era da consciência ecológica para um novo mundo.

Cantava São Francisco de Assis: “LOUVADO SEJAS MEU SENHOR, COM TODAS AS SUAS CRIATURAS”.

Pe. Inácio José do Vale

Escritor e Conferencista

Especialista em Ciência Social da Religião


ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE ARTIGO SOBRE A TEMÁTICA DA CF/2011 E ECOLOGIA , AGRADEÇO AO PADRE INÁCIO JOSÉ DO VALE   POR PODER COMPARTILHAR COM VOCÊS ESSA REFLEXÃO, NESSE TEMPO QUARESMAL, NESTE SITE. LEIA E FAÇA A SUA ANÁLISE.

Nenhum comentário:

HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...