segunda-feira, 28 de março de 2011

QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

SETE DESERTOS QUARESMAIS

1.- SILÊNCIO. Para que Deus fale e para que nós falemos um pouco menos. “A palavra é prata, porém o silêncio é ouro”.

2.- SOLIDÃO. Para perceber a voz de nosso coração e de nossa consciência. “Na solidão nos entendemos, conhecemos e até nos questionamos”.

3.- NUDEZ. Para deixar Deus nos envolver e nos pintar com as cores da sua presença. “A nudez nos arranca do exterior e nos reveste interiormente”.

4.- ATENCÃO. Para compreender e nos perguntar o que o Senhor quer de nós. Para não nos distanciarmos do caminho verdadeiro. “O melhor presente que podemos dar a Deus e a qualquer pessoa é a nossa atenção”.

5.- DESPRENDIMENTO. Para avançar mais rápidos pelo melhor e melhor acolher o Evangelho. “Não pesa o ter, muitas vezes o que freia a felicidade é o desejo de acumular e não dar”.

6.- ORAÇÃO. Para conhecer mais a Deus e nos deixar seduzir menos pelo mundo. “Sem oração o homem fica sem uma chave para o dia e sem um farolete para a noite”.

7.- CONTEMPLACÃO. Para agradecer a Deus pela sua bondade, sua mão e suas obras. “Na contemplação, o homem aprende a valorizar a vida em si mesmo”.

A quaresma é um cofre do qual vamos tirando estas jóias tão preciosas como escassas: silêncio, solidão, nudez, atenção, desprendimento, oração e contemplação. Para que? Para conviver com alegria e fé transbordante a próxima Páscoa.

 Javier Leoz


















Nenhum comentário:

HIPERTEXTO

PARA REFLETIR...